Irmãs Salvatorianas

Salvatorianas 90 anos de Chegada ao Brasil

No dia 03 de dezembro, data que marca a chegada das Irmãs pioneiras no Brasil no ano de 1936, Irmãs e Formandas da Província São Paulo e Santa Catarina, Ir. Jacqueline Mwakasu, Vigária Geral, colaboradores leigos, representantes dos Padres e Irmãos e dos Leigos Salvatorianos, participaram de uma Celebração de abertura do ano jubilar em comemoração aos 90 anos de chegada missionária das Irmãs Salvatorianas no Brasil. Com o coração agradecido louvaram ao Divino Salvador, por este momento histórico da vida salvatoriana.

O envio das cinco primeiras Irmãs Colonata Ackermann, Ehrenfrieda Hölscher, Philippa Stieber, Renata Herold e Ludolfa Boch aconteceu na capela da Casa-Mãe, em Roma, em uma cerimônia simples e irmanada, presidida pelo Pe. Pancratius Pfeiffer no dia 13 de novembro de 1936. Ele entregou a cruz das missões e dirigiu-lhes estas palavras: “Vós ides agora para um país longínquo, do qual não conheceis os usos e costumes, nem a língua. Mas uma linguagem se conhece e se entende em todo o lugar. É a linguagem do amor. Servi-vos dela por toda a parte e por todos sereis compreendidas”.

Após o envio missionário, dirigiram-se ao porto para o embarque no navio com destino ao Brasil. Muitos sentimentos experimentaram, alegrias, ansiedades, medos e saudades, mas a confiança em Deus as fortalecia e as animava a seguir. E assim, como aconteceu com a Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, em seus corações a chama do amor de Deus as inflamava numa explosão de amor.

Hoje cada salvatoriana é chamada a continuar esta missão, permanecendo aberta e disponível para ser enviada onde a vida chama e clama, atenta aos desafios do mundo, fortalecendo a solidariedade e a cooperação mútua e promovendo a Vida.

Nesta celebração que respirou a atmosfera de muita gratidão, entre cantos e aclamações celebraram com fé e esperança os 90 anos da chegada das Irmãs alemãs para o início da missão no Brasil. Alegremo-nos em Deus nosso Salvador, e vivamos este ano jubilar celebrando num peregrinar de compromisso, profecia e esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + nove =